sexta-feira, janeiro 07, 2011

Aprenda a fazer um vlog e alguns volgs que admiramos !

Os vlogs, ou videologs, existem há pelo menos dez anos. Mas só em 2010 começaram a chamar a atenção, com o sucesso de vlogueiros que decidiram postar conteúdos originais e bem produzidos para expor suas opiniões e divulgar seus talentos. O PC Siqueira, do canal #MASPOXAVIDA, no YouTube, foi um dos responsáveis por essa revolução no Brasil. Ele começou a postar vídeos por brincadeira e acabou se tornando uma webcelebridade. "Não esperava que desse repercussão. Os vídeos eram só para os meus amigos. E depois de umas semanas, o negócio estava famoso", conta Paulo César Siqueira. Naquela época, ele nem imaginava que inspiraria e incentivaria muitos internautas a criarem seus próprios vlogs e outros vlogueiros a melhorarem seus vídeos. Denis Lee, do #DENISLEED, conta que decidiu postar seus vídeos na rede para tornar públicas algumas das suas ideias. "Eu estava buscando uma maneira mais dinâmica de me comunicar, porque já tinha um blog. Acho interessante que as pessoas queiram expressar opiniões.
Esse é o primeiro passo para gerarmos as mudanças que desejamos", completa.

Deu vontade?

Se você também tem muitas ideias e opiniões para dividir com a galera, tá esperando o que para montar o seu vlog? Você pode criar vídeos sobre qualquer assunto, desde que seja um tema que domine e que curta muito. Afinal, o importante é ser autêntica, deixar a imaginação criar asas e depois ver no que dá. Você pode montar um videolog de fãs, para falar de uma banda, por exemplo, ou um de amigas, para compartilhar histórias engraçadas do dia a dia. Também é possível criar um canal para trocar dicas de make ou de looks, se a sua praia é beleza ou moda. Por outro lado, dar uma olhada no que já está rolando na rede pode ajudar a encontrar uma inspiração para, então, fazer do seu jeito. E aí vai uma lista de videologs que valem a visita:

maspoxavida
por PC Siqueira


Comenta, de forma engraçada, assuntos do cotidiano, mas sempre com um humor inteligente e, às vezes, até escrachado. Conta também com participações esporádicas de Lola (a cachorrinha do PC), do irmão dele e de alguns amigos. Destaque para a edição e a própria imagem caricata do autor.

não faz sentido
vlog de Felipe Neto


Ele faz críticas ferradas às coisas e às pessoas com as quais não concorda. O Justin Bieber, por exemplo, é uma de suas vítimas preferidas. Impossível, também, não lembrar o episódio em que ele falou mal do Fiuk. Mas mesmo para as fãs desses ídolos, a diversão é garantida! O cara faz um tipo tão interessante na frente das câmeras que é quase impossível não rir.

denislees
vlog de Denis Lee


O canal aborda, de maneira muito inteligente e com um humor sagaz, assuntos que não têm absolutamente nada a ver com o cotidiano das pessoas comuns. O vlogueiro chama isso, a seu modo, de "epifanias". Só vendo pra entender o que ele quer dizer, ou, então, apenas dar umas boas gargalhadas da performance do Denis.

Amanda

vlog de uma personagem fictícia, baseada no que seria a "mulher ideal" na visão masculina. Na verdade, o videolog é uma crítica ao machismo. Os vídeos são produzidos e postados no canal #Anões em Chamas, que publica simultaneamente várias pequenas séries e alguns curtas.

Desce a Letra
por Cauê Moura


Taí outro vlogueiro que faz humor criticando o que não gosta. O destaque são os vídeos com paródias que o próprio Cauê cria. Também vale pelas performances do cara, que ilustram e esclarecem as histórias contadas por ele.

BuzzyCast
vlog de Thiago Buzzy


Thiago é ilustrador e animador e, além de postar seus clássicos desabafos semanais, coloca vários desenhos, caricaturas e animações no ar. Também incentiva seu público a enviar redublagens e comentários sugerindo temas.


Braincast,
por Carlos Merigo e Cris Dias


Esse videolog sai um pouco do estilo "crítica com humor", que o PC popularizou. No espaço, a dupla vai dialogando sobre diversos assuntos, de uma forma bem leve e descontraída.
Mistery Guitar Man
por Joe Penna

Este brasileiro vive nos EUA e ficou famoso por postar vídeos criativos no YouTube. Ele investe em performances que unem paródias de músicas e fotos, e foi assim que montou vários vídeos. A fórmula deu tão certo que ele foi contratado pelo YouTube.

Panacea81
da inglesa Lauren


A vlogueira do Reino Unido usa seu vlog para ensinar vários truques de maquiagem. Outra coisa bacana é que ela mostra o passo a passo para copiar o make de várias celebridades.

Nem tudo é perfeito :/
No seu vlog, como em qualquer outro espaço da internet, é preciso tomar cuidado para não entrar numa fria e acabar com a diversão. As dicas são as de sempre (mas não custa relembrar!): a primeira é não divulgar dados pessoais, como endereço, lugares que costuma frequentar e horários das suas atividades. Compartilhar outras informações sobre a sua vida também pode ser perigoso, especialmente se o vlog começar a bombar. "Todo material que antes eu tinha costume de divulgar pela internet, como as fotos de uma viagem, eu agora penso mil vezes antes de publicar.
Tudo o que eu posto acaba ganhando uma visibilidade acima do normal", diz Lee. É isso aí: um único vídeo ou comentário, postado sem pretensão nenhuma, pode atingir, em segundos, centenas ou até milhares de pessoas. Ou seja, é publicar na rede e perder o controle de como aquilo vai se espalhar. "Se você começa a falar besteira das pessoas, elas vão querer ir atrás de você para resolver o problema. Então, é melhor não citar nomes", recomenda PC Siqueira. Ele conta que, mesmo assim, é legal estar preparada emocionalmente, pois, ao expor suas opiniões, você também pode incomodar algumas pessoas, aquelas que vão contra o que você acredita. "É preciso ter jogo de cintura para aguentar a pressão do contra", avisa PC.




Algumas coisinhas peguei da revista da Atrê que ganhei nesse mês !


Beijinhos,
Luiza-iFriends



;'>

Nenhum comentário:

Postar um comentário